Em cada ano nascem prematuramente cerca de 10.000 bebés em Portugal

O parto de termo ocorre entre as 37 semanas e as 41 semanas e 6 dias de gestação. Quando o parto surge mais cedo, define-se como parto pré-termo (ou seja, antes das 37 semanas de gravidez) e está associado a diversos fatores de risco maternos e fetais.
Quando, muitas vezes inesperadamente, acontece um parto pré-termo e um bebé prematuro surge numa família, ficando internado numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCI) com maior ou menor risco, consoante o tempo de gravidez, todo o universo familiar é abalado e os seus elementos são invadidos por uma perturbante onda de desorientação, preocupação e incerteza.
Estes estados de espírito não são exclusivos dos pais do bebé nem dos outros elementos adultos da família mas são também sentidos pelos irmãos mais velhos do prematuro.

Foi o que aconteceu com uma menina de 8 anos, irmã de uma recém nascida pré-termo de 26 semanas com 615 gramas (MAC, 2001). Preocupada e solidária, esta menina, uma semana depois do nascimento da irmã, decidiu expressar o seu sentir perante os momentos difíceis que todos atravessavam, oferecendo à mãe um desenho da incubadora da UCI onde a irmã permanecia e um postal com uma mensagem de apoio e esperança com que pretendia minimizar o sofrimento familiar.

Entretanto, a bebé prematura, depois da sua grande luta pela sobrevivência, é hoje uma criança com 9 anos, saudável e com desenvolvimento neurológico normal. Valeu a pena!!!

Outras leituras:
1. McPheeters ML et al. Am J Obstet Gynecol 2005; 192:1325.
2. Charkaluk ML et al. Acta Paediatr 2010; 99:684.